Um ciclo de animação
27-01-2013 19:50O Natal é a época por excelência para os filmes de animação. Nesta quadra do ano, a programação televisiva é especialmente dedicada às crianças, que nem precisam de saber ler para entenderem as fadas, os monstros ou mesmo o Pai Natal. Os ecrãs enchem-se de cor e animação para entreter os mais pequenos que, sentados no sofá, aguardam ansiosamente a hora em que os presentes caem no sapatinho.
A véspera de Natal deste ano chamou particular atenção para este fenómeno, já que foram os filmes de animação que dominaram as audiências nos canais generalistas portugueses. A SIC liderou com uma grelha de programação dirigida sobretudo aos mais jovens. Desde os Entrelaçados ao Rei Leão, este foi o canal preferido para as famílias portuguesas passarem o dia da consoada. Com cerca de 30% de share, a estação de Carnaxide destacou-se com o Natal Encantado. Cinema para toda a família e todo falado em português, a oferta incluiu grandes clássicos e estreias encantadoras.

No ano em que a Disney festejou 20 primaveras, a produtora de filmes de animação foi campeã das audiências, em Portugal. No dia 24 de Dezembro a SIC ficou à frente na corrida com quatro programas, quatro filmes de animação, quatro filmes da Disney!

Figuras animadas dão cor ao Natal
Sara Pereira, especialista em programação infantil, afirma que a visualização de filmes de animação no dia da consoada é uma tradição familiar, na qual são “os mais novos que têm poder no telecomando e acabam por convencer os mais crescidos a verem aquilo que mais lhes agrada”, daí a grande aposta na transmissão de filmes de animação na época natalícia. No entanto, a especialista afirma que a programação para as crianças devia ser mais diversificada, em termos de géneros, de formatos e de conteúdos, ao longo de todo o ano, com o objectivo de alcançar públicos de diferentes idades. Neste sentido, “é certo que a apostas dos canais poderia passar por uma emissão mais regular de filmes de animação”, refere Sara Pereira.
Também Ana Raquel Quadrado, psicóloga infantil, concorda com esta ideia, já que considera que "este género de filmes tem uma importante componente educacional na medida em que, por exemplo, podem servir de auxílio quando as crianças começam a manifestar o medo e são figuras como os super-heróis que as ajudam a combater o mal ".
Ainda segundo Raquel Quadrado, neste género cinematografico “a moral da história pode ser apresentada de forma implícita e certas crianças não têm idade suficiente para a entenderem tão facilmente”. A psicóloga defende, por isso, que a percepção da mensagem do filme depende da idade e do estado de desenvolvimento cognitivo da criança.
Já a educadora de infância Patrícia Paiva considera importante que "as crianças percebam a moral do filme pela sua própria interpretação" e salienta que "cabe ao educador objectivar essa mesma interpretação". Segundo a professora, é habitual a vizualização de filmes de animação nos infantários e, geralmente, as crianças fazem muitas perguntas acerca dos mesmos. Patricia Paiva relembra que é essencial que as educadoras de infancia esclareçam as dúvidas dos mais pequenos para que "a mensagem da história seja clara".
No caso dos quatro filmes transmitidos pela SIC este Natal, é notória a presença de uma mensagem que realça valores como a amizade, a união, a família, o espírito natalício e o amor.
Animaçao para toda a familia
A emissão de filmes de animação no Natal faz parte de uma estratégia de programação que, para além de cativar a audiência infantil, pretende sobretudo cativar a familiar.
Neste contexto, Raquel Quadrado realça que os pais devem incentivar os seus filhos a verem filmes de animação, mas assenta que é essencial que “os educadores tenham conhecimento do conteúdo dos filmes e da forma como estes influenciam os mais novos”.
A véspera de Natal de Zé Maria foi passada em frente à televisão a assistir aos filmes de animação. Na companhia dos pais, esta é uma tradição natalícia que o miúdo de 10 anos não dispensa. O Rei Leão é um dos eternos clássicos e Zé Maria já o viu vezes sem conta, o que não o impediu de o ver uma vez mais nesta consoada. Para Zé Maria, a banda sonora é o melhor do filme. “Sei as músicas todas de cor e salteado”, contou entusiasmada a criança de São João da Madeira.
A mãe de Zé Maria, por seu lado, considera que estes filmes são “realmente lúdicos, e que, apesar de muitas vezes as crianças não terem essa percepção, podem também ter uma vertente educacional”. Zé Maria é o terceiro filho de Isabel Lima, que acredita ser importante ver os filmes com o filho, já que “ele é especialista em fazer perguntas sobre tudo e sobre todos”.
Com apenas 6 anos, Maria Carlota é também adepta de filmes de animação. Este Natal, viu pela primeira vez o filme Entrelaçados. A história da Rapunzel dos tempos modernos fascinou a pequenina da cidade invicta, por ser um filme “super fixe” que a fez “rir muito”.
A componente lúdica e humorística deste filme deve-se, também, às vozes que dão vida às personagens. Em Entrelaçados, são vários os talentos que fazem a dobragem dos diálogos e das canções das figuras animadas.
Também outros dois filmes fizeram com que muitas famílias ficassem coladas ao ecrã nesta consoada. Apesar de não ser muito conhecido do grande público, o Prep’aterragem contribuiu para o aumento das audiências da SIC, que garantiu a liderança ao emitir estes filmes de animação.
A juntar-se aos duendes, destacou-se também Um Conto de Natal, que conta a história de Ebenezer Scrooge, personagem inspirada em Jim Carrey. São várias as semelhanças com o actor, desde a voz às expressões faciais, que dão um toque real ao desenho animado. Uma história que transporta o público para um mundo encantado que mostra a importância e o valor do espírito de Natal.
A Disney
A liderança das audiências por parte da SIC levanta uma questão: Qual o método usado para a selecção dos filmes de animação a serem exibidos?
Sara Pereira destaca, antes de mais, o orçamento dos canais, os produtos disponíveis nos mercados e o sucesso dos filmes nas salas de cinema, mesmo em noutros países onde já tenham sido exibidos. Contudo, a produtora é também um elemento essencial nesta fase, já que “uma boa reputação no mercado é já uma garantia para a qualidade do produto”, refere a especialista.
Seguindo estes critérios, a Disney foi a produtora de filmes de animação escolhida pela SIC para dar mais vida a este Natal. The Walt Disney Company é o maior conglomerado de meios de comunicação e entretenimento do mundo e a mais conhecida do grande público, nomeadamente, no que diz respeito a filmes de animação. Ainda assim, a Disney destaca-se também noutros sectores como os famosos parques temáticos, por exemplo a Disneyland em Paris, os diferentes meios de comunicação social, que vão desde a estação de televisão ABC à Rádio Disney FM, bastante conhecidos nos E.U.A., e no comércio com lojas recheadas de produtos alusivos às personagens desta produtora.
(Clique nas diferentes áreas da infografia para obter mais informações)
Os filmes de animação continuam a ter lugar de destaque na vida dos miúdos e graúdos. O humor e o carácter educacional são razões mais do que suficientes para famílias inteiras se sentarem no sofá na época natalícia a assistir a este género cinematográfico. A SIC, atenta a estas tendências, liderou as audiências do dia 24 de Dezembro com filmes da maior produtora de entretenimento do mundo, a Disney.
FONTES:
https://atelevisao.com
https://gfk.pt
https://sic.sapo.pt
https://videos.sapo.pt
https://disney.pt
https://disney.com
—————